Uma botnet é uma rede de computadores que foram infectados por softwares maliciosos e podem ser controlados remotamente, obrigando-os a enviar spam, espalhar vírus ou executar ataques de DDoS sem o conhecimento ou o consentimento dos seus donos.
O que é uma botnet?
Botnet (de bot network, ou rede de robôs), também conhecida como exército de zumbis, é uma rede composta por um grande número de computadores que foram infectados por malwares para atender aos comandos do hacker que a criou. Com o controle de centenas ou mesmo milhares de computadores, as botnets são geralmente usadas para enviar spam ou vírus, roubar dados pessoais ou executar ataques de DDoS. Elas são consideradas uma das maiores ameaças on-line da atualidade.
De onde surgem as botnets?
Para que seu computador faça parte de uma botnet, ele primeiro precisa estar infectado com um tipo de malware que se comunica com um servidor remoto ou com outros computadores infectados na rede para obter instruções de quem a esteja controlando, geralmente hackers e criminosos. No entanto, embora seu escopo e escala sejam maiores, uma infecção por malwares de uma botnet é igual a uma infecção comum.
Como reconhecer as botnets?
É possível reconhecer um computador infectado por uma botnet da mesma forma que se identifica infecções de outros tipos de malware. Entre os sinais estão lentidão do computador, comportamento estranho, mensagens de erro ou o acionamento repentino da ventoinha enquanto o computador está ocioso. Todos esses sintomas podem indicar que alguém está usando seu computador remotamente como parte de uma botnet.
Como remover um PC de uma botnet?
Para tirar um PC de uma rede desse tipo, é preciso remover o software malicioso que o está controlando. A melhor maneira de fazer isso é escanear seu computador usando um antivírus, que é capaz de encontrar o malware da botnet e removê-lo para você. Uma solução simples para um problema sério.
Maneiras de evitar malwares de botnets:
- Instale um antivírus confiável e poderoso no seu computador
- Ative a atualização automática dos seus aplicativos
- Tenha cuidado onde você clica, o que baixa ou abre
Outras maneiras de se manter a salvo das botnets:
Para evitar que seu computador se torne um “zumbi” no exército de uma botnet, esteja sempre atento a qualquer download suspeito. Não clique em links ou anexos recebidos de e-mails que você não conhece e tenha cuidado com o que baixa no seu computador. Mantenha seus softwares sempre atualizados com as correções necessárias. E o mais importante de tudo é não se esquecer de se proteger usando um antivírus poderoso