Cracking (ou quebra) refere-se à prática de hackear computadores e programas com más intenções. Por exemplo, isso pode ser feito quebrando uma senha para acessar a conta de um usuário ou “crackeando” uma rede Wi-Fi pública para interceptar os dados que passam por ela.
O que é o cracking?
Embora hacking seja o processo de contornar as proteções de um computador para obter acesso a ele (o que pode ser bom ou ruim), cracking se refere à mesma prática, mas com intenções criminosas. Pense assim: os hackers constroem, enquanto os crackers destroem. Os crackers estão envolvidos em práticas desonestas como roubo de números de cartões de crédito, disseminação de vírus, destruição de arquivos ou coleta de dados pessoais para vendê-los.
De onde surge o cracking?
Um cracker pode ter vários motivos, como ganho financeiro, defesa de uma causa, simples vontade de fazer o mal ou a superação de um desafio. Dessa forma, o cracking pode vir de qualquer lugar. Contudo, o cracking, diferentemente do hacking, baseia-se mais na repetição constante de alguns poucos truques bem conhecidos para invadir sistemas do que na exploração engenhosa de suas fraquezas. Por isso, a maioria dos crackers na verdade são apenas hackers com pouca habilidade.
Como reconhecer o cracking?
Isso vai depender do alvo do cracker. Por exemplo, as empresas de software dificilmente saberão se alguém violou seus programas. Da mesma forma, os estudantes que usam o Wi-Fi público da cafeteria da esquina não saberão se alguém invadiu a rede e está capturando seus dados vulneráveis, como informações bancárias ou senhas. Apesar disso, caso seus amigos e colegas comecem a receber e-mails de phishing vindos do seu endereço de e-mail, pode ser óbvio que o seu computador foi invadido.
Como combater o cracking?
Eliminar o cracking é como eliminar o crime. Se nem o Batman consegue, não temos muita esperança de que isso acontecerá tão cedo. Enquanto houver pessoas com intenções criminosas e as habilidades necessárias para invadir computadores, o cracking continuará existindo. O melhor que você pode fazer para limitar a ação dos crackers é garantir que nenhum dos sistemas que você usa seja invadido. Felizmente há várias maneiras de fazer isso, tais como por meio do uso de um gerenciador de senhas para proteger suas informações de login. No entanto, caso seu computador seja invadido, você pode usar um antivírus poderoso para procurar vírus e outros tipos de malware que possam ter sido instalados nele e removê-los.
Maneiras de evitar o cracking
- Não abra nenhum anexo recebido de endereços de e-mail suspeitos
- Nunca envie suas informações bancárias ou números de cartões de crédito por e-mail
- Não use redes Wi-Fi públicas para atividades reservadas
Proteja-se dos crackers
Você pode aprender alguns hábitos para se proteger dos crackers. Por exemplo, evite abrir anexos provenientes de endereços de e-mail suspeitos, enviar suas informações bancárias ou números de cartões de crédito por e-mail, ou usar redes Wi-Fi públicas para atividades reservadas. Mas o melhor que você pode fazer para se defender dos crackers é usar um antivírus poderoso